sábado, 31 de julho de 2010

Palmares 28.07.10 - Ação social

Hoje pela manhã fomos a SMS na tentativa de encontrar a Secretária Municipal de Saúde, fomos recebidos pela sua secretária que informou que Dr. Luciana não estava na secretária e não poderia me atender.
Enquanto estávamos na secretaria, recebemos um telefonema de solicitação de atendimento a um Sr. que estava em um abrigo sentindo-se mal com sintomas de “IAM”. Fomos (eu, Remo e Jair) ao abrigo e não encontramos, mas o paciente pois o mesmo havia sido transferido pelo carro da polícia que estava passando no local. Aproveitamos a oportunidade para conhecer o abrigo e realizar uma busca ativa de pacientes. Fomos apresentados a coordenadora do abrigo, Assistente Social Nayara e a psicóloga que fazem o trabalho de organização. Elas nos contaram suas dificuldades e apresentaram o abrigo que tem aproximadamente 80 pessoas entre adultos e crianças. ( foto: Psicóloga do Centro Social, mãe e filha abrigadas).



Enquanto caminhávamos fomos abordados por alguns abrigados que solicitavam para que verificássemos a sua pressão e ao mesmo tempo que contavam suas histórias. Um deles referiu que estava com diarréia há alguns dias, dores lombares e alguns episódios de febre. Chamei a assistente social que prontamente o encaminhou para atendimento em UBS que fica ao lado do abrigo. Outra senhora com tosse há alguns dias, febre esporádica e indisposição, também foi examinada e encaminhada, pois tinha uma ausculta comprometida e um histórico obscuro de uma possível TB, segundo a psicóloga do abrigo. A realidade dessas famílias são muito dura, eles estão anciosos, sem muitas perspectivas e aguardando auxílio moradia.

Conseguimos arrancar sorisos...



Voltamos à base, reuni todos do grupo ( Remo, Jair, Coutinho, Fred, Igor, Jefferson, Laerth e João Machado) e resolvemos visitar mais um abrigo. Encontramos a mesma realidade, 100 famílias precisando de ajuda de todas as formas, material, social, espiritual. Todos nos sentimos gratificados pelo momento que vivemos e doamos, naquele momento, o que poderíamos doar "Nossa disponibilidade em aclher e ouvir". Encontramos neste abrigo um grupo de residência Multiprofissional de Pernambuco, uma farmacêutica e das enfermeiras, que por sinal já foram minhas ex-alunas. Elas nos convidaram para participar de uma reunião a tarde com o secretariado do município.

As crianças fizeram a maoir festa...















Desabafo e solicitação de atenção...





Coordenadores do abrigo e residentes Multiprofissionais.
















Um comentário:

  1. Oi Jair, na correria vc confundiu as equipes na Sexta Ferira no plantão era Jair e Remo, Frede e Coutinho... Valeu amigo!

    ResponderExcluir